PORQUE NÃO CONSIGO RESOLVER MEUS PROBLEMAS

Todo mundo tem uma grande quantidade de coisas para fazer e problemas para resolver, tanto no trabalho, com projetos, ações em atraso, uma caixa de e-mail cheia aguardando você responder, metas que faltam ser atingidas, problemas pendentes aguardando uma definição de outras pessoas e de seu chefe.

Quanto em casa, como algum equipamento doméstico ou eletrônico, lâmpada, móvel e carro que precisa ser concertado ou substituído por um novo ou usado, documentos que estão pendentes para solicitar, carteira de motorista e passaporte, preencher, como declaração de imposto de renda e despachar como currículos para um novo emprego.
Existem também pendências pessoais de decisões que você precisa tomar, escolhas a realizar, problemas de relacionamento com o companheiro, amigos, colegas e familiares que você tem que sentar e resolver, projetos de sonho para realizar mas deixa engavetado em sua mente ou em uma anotação perdida em um caderno qualquer.
E tudo isso torna-se um obstáculo cada vez maior, pois quanto mais coisas você deixa para depois, mais difícil e trabalhoso fica para resolver, devido ao volume de coisas que você acumulou pelas semanas, mês e anos de pensamentos que vem à mente como por exemplo “Vou deixar para depois e muito complicado.”, “Como não sei o que fazer primeiro, não vou fazer nada.” “É muita coisa, eu não vou dar conta.”, e tudo isso vai minando o nosso potencial de realização.
O que aprendi com a experiência foi que devemos em primeiro lugar organizar todas as coisas que temos para fazer e resolver em uma lista, independente da complexidade e dificuldade em concretizar. Com a lista em mãos, faça uma seleção dos itens na seguinte classificação.
Coisas que vou FAZER AGORA, pense se os itens que você tem pendente, você consegue resolver hoje. O autor David Allen comenta que se você tem algo para fazer que leve menos de 2 minutos faça imediatamente, já que estatisticamente os itens de menor importância, mas que necessitam ser feitos ou os de menor complexidade são os de maior quantidade em uma lista, por isso resolva o quanto antes essas pendencias incomodativas.
Segundo, coisas que vou DELEGADAR, são itens que não sei realizar, como por exemplo o concerto de um vazamento, preencher a declaração do importo de renda, normalmente queremos realizar uma economia burra de dinheiro querendo fazer coisa que não sabemos, porem perdemos cinco vezes mais tempo do que, se tivéssemos delegado para alguém que sabe o que fazer, e com isso você deixa de fazer coisa que são mais relevantes, que você sabe como fazer e que dependam 100% de você.
Terceiro ADIE, se você não consegue resolver hoje, deixe para o dia seguinte ou na semana que vem, mas adie o suficiente até que você consiga resolver no mesmo dia e não em uma postergação eterna, com o intuito de libertar sua mente da preocupação de coisas que você não consegue resolver agora, por exemplo esperar a resposta de alguém ou o dia de um acontecimento especifico chegue.
E último ABANDONE, os problemas e pendências que não valem mais perder tempo em algo que não tem o retorno pretendido ou que somente trazem mais transtornos que soluções.
Em primeiro momento irá parecer trabalhoso fazer uma lista e dar sequência diariamente, mas chegará um ponto que irá se tornar um hábito de fácil utilização e com o passar do tempo verá os resultados aparecerem constatando quantos problemas resolveu e principalmente pelas coisas que conquistou.
Que irão contribuir a cada dia para fazer de você uma pessoa mais leve por não carregar com sigo tantos problemas e dificuldades em suas costas, sendo uma pessoa mais otimista, realizada e feliz.
Autor: Daniel Fünkler Borelli
Gostou desse artigo e acredita que ele pode ajudar algum amigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Inscreva-se em nossa lista de e-mail e seja o primeiro a receber as novidades do blog Valor da Felicidade.

Deixe um comentário